O que leva as pessoas a fazerem uma Cobertura de Piscina?
Eu tenho uma experiência de quase 14 anos fabricando e instalando coberturas de piscinas. A primeira cobertura de piscina que fizemos foi no Hotel La Doce Vita, um hotel fazenda próximo a Curitiba, Paraná, em 2003. De lá para cá, buscamos a especialização nesse produto e foram mais de 300 unidades instaladas em diversos lugares do Brasil.
Desde aquela época, a motivação é a mesma de todas as pessoas proprietárias de piscinas, é de proteger a piscina do frio e mau tempo para poder utilizar a sua piscina.
Temos de reconhecer que a piscina é um detalhe importante na arquitetura, nada mais bonito que uma piscina iluminada contrastando com um jardim, o resultado estético é maravilhoso.
Mas ai vem dois objetivos distintos, o primeiro é da piscina se tornar apenas um item para valorizar o projeto arquitetônico, o segundo é de poder utilizar da piscina em qualquer condição climática.
Muitos arquitetos são contra as coberturas de piscina, não abrem mão do visual sem interferência de uma estrutura de uma cobertura. Com esse pensamento, a piscina acaba sendo utilizada poucas vezes, apenas em dias de calor.
A piscina é quase um sinônimo de alegria. Curtir um dia de sol na piscina com a família e amigos é muito bom. Mas em dias de frio e vento, se não tiver uma cobertura, a piscina fica sem uso.
O grande desafio é unir a estética com a funcionalidade. Com esse objetivo, buscamos novas tecnologias e encontramos na Europa o sistema de Coberturas Telescópicas de Piscina e Varandas.
Esse produto é leve e transparente, o que ajuda a compor e se integrar com a arquitetura existente sem agredir o visual. Não leva trilhos no solo e o sistema retrátil ocupa pouco espaço devido ao encaixe dos módulos.
Veja abaixo o exemplo de uma Cobertura Telescópica de 10m de comprimento:
– Cada módulo dessa cobertura possui em média 2m
– Uma Cobertura Telescópica de 10m de comprimento é composta de 5 módulos de 2m (5 x 2m= 10m)
– Deslocando os 5 módulos, o volume de 10m é encaixado em um espaço de 2m, como se fosse um telescópio.
– A Cobertura Telescópica pode ser removida totalmente de cima da piscina, o que garante a utilização em dias de sol e calor.
E nos dias frios e de mau tempo? Com a Cobertura Telescópica fechada, o ambiente se torna uma estufa retendo o calor e elevando a temperatura em até 12 graus. É como se fosse criado um micro clima dentro da Cobertura Telescópica.
Esse sistema ainda permite inserir portas e janelas para ventilar o ambiente, dessa forma, em dias de meia estação permite equilibrar a temperatura.
Além do lazer, hoje em dia, as piscinas são utilizadas para atividades físicas e até tratamentos médicos. Nesse caso a piscina acaba sendo uma necessidade. Com a Cobertura Telescópica, a utilização da piscina é garantida em todos os dias do ano.