ETFE – O Vidro Flexível
Tecnologia ETFE – inovadora, durável e eficiente
ETFE é uma abreviação de etileno tetrafluoroetileno uma folha de polímero translúcido usada atualmente na arquitetura moderna. O ETFE geralmente é instalado dentro de uma estrutura metálica, onde cada unidade pode ser iluminada e manipulada independentemente. As fontes de luz podem estar em ambos os lados do revestimento plástico.
O ETFE tem apenas 1/100 do peso do vidro e possui propriedades que o tornam mais flexível como material de construção e meio de iluminação dinâmica.
Chamado atualmente de vidro flexível, as aplicações do ETFE em coberturas e fachadas são as mais diversas, como por exemplo em estádios, arenas, shopping centers, aeroportos, hotéis, museus, estações de trem, centros comerciais, entre outros.
-
Alta capacidade de transmissão de luz de aprox. 90% na faixa de comprimento de onda visível (de 400 – 700 nm / UV)
-
Alta transmissibilidade UV.
-
Excelente isolamento térmico.
-
Baixo peso das almofadas evita a necessidade de estruturas pesadas.
-
Muito boas propriedades mecânicas: alta resistência à tração / resistência ao rasgo e resistência ao granizo.
-
Antichama, o ponto de combustão é de 750 °C e não propaga chama.
-
Baixo custo de manutenção devido à superfície anti- aderente e efeito de autolimpante.
-
Vida útil de pelo menos 25 – 35 anos.
- Material ecológico e reciclável.
“O ETFE proporciona múltiplas opções de design na forma de “almofadas”, podendo ser com câmaras de ar simples ou múltiplas. Dependendo da geometria da estrutura e das cargas externas, as almofadas individuais podem atingir 4,50 metros de vão livre sem nenhuma outra estrutura de suporte.”
Projetos no Brasil em ETFE – Alucober
A Alucober está fechando parcerias com empresas do exterior para a transferência da tecnologia da aplicação do ETFE e em 2022 estaremos desenvolvendo os primeiros projetos do Brasil em coberturas e fachadas.